OS 5 R'S DA SUSTENTABILIDADE

recusar

Tomar consciência do que não precisamos e não aceitar compulsivamente bens que são dispensáveis, nomeadamente plásticos descartáveis (sacos, palhinhas, copos e talheres de plástico), flyers publicitários, brindes e amostras grátis.

reduzir

Reconsiderar aquilo que adquirimos, se compramos mais uma peça de roupa ou um artigo, apenas por este estar em promoção e deixarmo-nos levar pelo consumismo desenfreado sem constatar as consequências destas ações. O consumo de carne, sendo recomendado pelas Nações Unidas um maior consumo de proteína vegetal do que animal e ainda as viagens de carro, preferindo por transportes públicos.

reutilizar

Tudo o que não é possível de recusar ou reduzir, tentar reutilizar-se ao máximo e optar por produtos que sejam reutilizáveis por um longo período de tempo.

reciclar

A quantidade de resíduos que colocamos a reciclar é excessiva, daí que reduzir esta necessidade de reciclar seja ainda mais importante, apesar de não deixar de ser algo benéfico. Isto porque nem todos os resíduos podem ser reciclados uma segunda vez e, por outro lado são bastante poluentes ou dispendiosos de reciclar.

reeducar

Passar a mensagem para que um maior número de pessoas possa pôr em prática estas medidas e adotar um estilo de vida com uma pegada ecológica menor.